quarta-feira, 9 de junho de 2010

A pedofilia e a igreja

Muito se fala sobre “pedofilia na Igreja” nestas últimas semanas nos meios de comunicação. São fatos isolados tristes que uma certa imprensa utiliza para sujar a imagem da Igreja.Certo, a pedofilia é um crime grave que destrói a vida de crianças e adolescentes. Violações sexuais criam traumas profundos dos quais alguns nunca se recuperam. A maioria dos casos de pedofilia acontecem dentro da própria casa. No entanto quando são padres que são envolvidos parece que o prejuízo psicológico é maior por causa da imagem idealizada que as pessoas têm dele.

No passado, a Igreja errou quando escondeu estes fatos e não cuidou das vítimas. Ela é santa pela graça de Deus que a anima, mas também é pecadora pelos membros que a compõem. A misericórdia de Deus nos pede para reconhecermos os nossos pecados e acreditar no perdão e na possibilidade de recomeçar uma vida nova. Para Deus nada é impossível!

Percebemos também nos meios de comunicação de massa um movimento organizado e oculto contra a Igreja Católica. Por causa da sua influência na sociedade, das suas posições a respeito do homossexualismo, do aborto, das células-tronco embrionárias, ela é sistematicamente perseguida. Não devemos ter medo mas colocar nossa confiança no Senhor. Desde a sua origem, ela foi marcada pela perseguição e pelo martírio. E isso continua até hoje. Aliás, é nos momentos difíceis que ela mais cresce. Como dizia São Paulo, é na fraqueza que Deus mais mostra a sua força (cf 1Cor 1,25).

Por que a televisão e o rádio não falam de centenas de padres que se doam humildemente a serviço do povo? São verdadeiros mártires do dia a dia. Infelizmente o bem não dá “ibope”. Temos tantos exemplos de santidade no meio do povo e na hierarquia da Igreja...

Espero que todos estes fatos ajudem a Igreja a ser mais humilde e justa!