domingo, 24 de janeiro de 2010

“O Espírito do Senhor está sobre mim "


Evangelho de Jesus cristo segundo Lucas
1Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, 2como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra.
3Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo. 4Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste.
Naquele tempo, 4,14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza.
15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam.
16E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.
17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.
20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.





“O Espírito do Senhor está sobre mim e Ele me consagrou para enviar a boa nova aos pobres, para proclamar a libertação aos presos e, aos cegos, a recuperação da vista; para dar liberdade aos oprimidos e proclamar o ano da graça do Senhor!” Às palavras ditas pelo profeta muito tempo antes da chegada de Jesus eram repetidas agora pelo Messias que as complementa, dizendo aos presentes: “Tudo o que acabo de dizer, acaba de ser cumprido.”

Com esse gesto, Jesus se revela àqueles que o viram crescer e que conhecem sua história. E os surpreende! Talvez muitos já tivessem ouvido histórias sobre o filho de José e Maria que andava pelo mundo pregando e fazendo milagres, mas, certamente, não imaginariam que Ele fosse capaz de se anunciar dessa forma – era quase que uma audácia que não poderia ser tolerada...

As palavras do profeta revelam a missão que Jesus passará a cumprir a partir de então: libertar cativos – físicos e morais -, dar vista aos cegos, justiça aos oprimidos e, sobretudo, proclamar a graça do Senhor para com seus filhos. É tempo de festa, de celebração pois o próprio Deus está entre nós!

Sabemos que aquela comunidade de Nazaré não o receberá com alegria – ao contrário, tentará expulsá-lo. Mas, Jesus continuará seu caminho e essas palavras ditas em um tempo tão distante, ainda hoje ecoam e devem ser continuamente lembradas por nós: acaba-se de ser cumprida a profecia – o Espírito do Senhor está entre nós e é hora de se instalar Seu reino e proclamar a graça do Pai!

Nenhum comentário:

Postar um comentário